
O ESPAÇO PRECIS0 DE PETERSON RUIZ
das 10 às 30/09
segunda a sábado
das 10h às 18h
(necessita de agendamento prévio)
vernissage 09/09
terça-feira das 19h às 22h
gastronomía + bebidas por Carlota Bar

PETERSON RUIZ, ARTISTA VISUAL
A Arte precisa para quem precisa de arte
Peterson Ruiz é um artista único na abordagem das artes. Suas colagens conquistam num primeiro olhar pela exatidão dos recortes, paletas contrastantes, acabamento esmerado, formas inusitadas. Diz ele: ‘O estilete é o meu pincel’.
Como Matisse, desenha com a própria cor e como Mondrian, tem na geometria o caminho para o onírico e o belo, com incisões que evocam espaços ‘esquecidos’, reminiscências das vanguardas modernistas.
O tempo, tão caro ao cubismo, faz parte desse universo a que o artista nos transporta. Não à toa, admira o cineasta russo Tarkovski, para quem o Tempo constrói o fazer artístico e desafia o olhar para um mergulho profundo.
Peterson aponta caminhos para fora da tela, numa experiência em que a força da Geometria evoca novos mundos, em estruturas calculadas para que o olhar se deleite com os percursos propostos.
Numa primeira visão, vamos entendendo caminhos e apreciando o percurso, num ciclo virtuoso entre entender e admirar, amar e esquecer, viajar e sonhar. O resultado nos transporta para um universo reflexivo, exigindo imersão num ambiente de formas, cores e luzes. Diversas de suas obras são opostos que se atraem em faces espelhadas, como estados de espírito.
Neste recorte curatorial, destacamos obras em que a organização do espaço pictórico é determinada por recortes diagonais inesperados, composições minimalistas, poesia concreta e técnicas que desafiam a retina, em três eixos temáticos:
> Colagens Abstrato-Geométricas / Arte Óptica
> Surrealismo Abstrato / Colagens Simbolistas
> Colagens Mini-minimalistas / Série ‘Araras’
Serão disponibilizadas para aquisição uma variedade de impressões digitais de diversas fases do artista.
Conheça as salas temáticas da Exposição A Arte Precisa de Peterson Ruiz. Clique no botão abaixo:
SERVIÇO
O ESPAÇO PRECIS0 DE PETERSON RUIZ
Autor Peterson Ruiz
Curadoria Edgard Steffen Junior
Vernissage 09 de setembro das 19h às 22h
Visitação 10 a 30 de setembro
CASA DA ELZA
Rua Nogueira Martins, 284 - Centro - Sorocaba/SP
de segunda a sábado
das 10h às 18h com agendamento prévio
PETERSON RUIZ
Peterson Ruiz é um artista sorocabano multi-expressivo (artes sonoras, visuais, literárias, digitais), profissional de comunicação (publicitário, designer gráfico), pesquisador musical, colecionador, arquivista.
Nas Artes Visuais utiliza técnicas e linguagens variadas, inserindo o acaso como elemento conceitual importante na execução de diversas séries e projetos: Miniminimalismo, Paranoia, Fuk The System, Pixel Art, Arte Postal, Poesias-Colagem, Rabujos, etc. Teve obras selecionadas nas exposições internacionais 'Glitch Art Is Dead' (Gammut Gallery, Minneapolis, 2017) e 'Asemic Tech' (Barcelona, 2017).
Nas Artes Literárias lançou o livro de poesias psicodélicas 'Quando Enlouqueci' (1995) e 'Amnésia' (200X).
Em 2015 teve dois de seus 'descontextos' selecionados para a coletânea internacional 'Abstract|Ext', lançada em Madri e Berlin.
Nas Artes Sonoras atuou como vocalista, percussionista, compositor, sonoplasta e DJ. Seus projetos são caracterizados pelo experimentalismo: colagens sonoras, música psicomagnética, falas desinvertidas, glitch music, galão mágico, etc.
Fundou as bandas The End, Jasmim e A Última Banda. Tocou bateria eletrônica manual no Ecos D'Alma e n'A Transgressão.
Possui vinte e cinco álbums auto produzidos na plataforma Bandcamp, além de diversos canais no Youtube.







